quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gesso muito baixo


O gesso se popularizou por conta de sua praticidade. Serve, por exemplo, para esconder tubulações de água e energia, ocultar vigas, melhor distribuir a iluminação, além de ser um elemento que contribui substancialmente na decoração dos ambientes.

No nosso caso, pretendíamos usar gesso para poder instalar spots e melhor dispor os demais pontos de luz na sala, pois o atual local não permite que o pendente fique exatamente sobre a mesa de jantar. Também possibilitar a passagem da tubulação do ar-condicionado e fechar o passa-prato. Queríamos ainda, ocultar duas vigas que ficam na sala. As vigas são elementos importantes na sustentação do prédio, mas representam uma descontinuidade no teto que contribui para sensação de que o ambiente é pequeno.

Quanto à iluminação e à tubulação do ar, tudo ok. Contratamos um eletricista antes que preparou toda a instalação. Porém, quanto às vigas, tivemos um problema. As vigas do nosso apartamento são muito grandes, por isso tivemos que rebaixar muito o forro. Concluído o serviço, ficamos com a impressão de que o apartamento ficou menor ainda. Vamos desfazer tudo enquanto é tempo e fazer o gesso mais alto, porém agora com as vigas aparecendo, infelizmente.

Fechamos o passa-prato, pois o considerávamos pequeno e é proibido aumentar. 

Aqui nota-se a viga do corredor coberta e o espaço deixado para o ar-condicionado
Forro cobrindo a viga perto da entrada

Imagem para se ter uma noção da altura do teto quando comparado com um adulto


Portanto, fique atento, evite que altura de ambientes de permanência, como quartos e salas, fique abaixo de 2,50 m. Já no caso de pequenos cômodos, como banheiro e lavanderia, o mínimo é 2,30 m. No nosso caso ficamos com a medida de 2,30 m na sala. Ficou parecendo que o teto estava descendo na nossa cabeça.

Resumindo, algumas dicas:
1. Faça a instalação elétrica antes do gesso;
2. Não deixe que a altura de ambientes de permanência seja inferior a 2,50 m.
3. Evite instalar o gesso depois dos móveis, pois o pó liberado no processo é de difícil remoção e penetra facilmente em todos os cantinhos;
4. Se possível, deixe aproximadamente 15 cm entre o gesso e o teto para que você não tenha problemas na hora de instalar a iluminação, principalmente as embutidas;

5. Prefira trabalhar com empresas indicadas por pessoas que já a contrataram, isso te dará maior garantia de que o serviço será bem feito.

Um comentário:

  1. Muito legal o Blog de vocês, ajuda muito quando queremos realizar algo e temos uma referência, no meu caso é o rebaixamento de teto como gesso...

    Obrigado.

    ResponderExcluir